Carreiras

O mundo do trabalho

 

Domingo (18/10), no Empregos&Carreiras



Temporários
Mercado prevê aumento de postos no fim do ano; confira os mandamentos para transformar a vaga provisória em efetiva

Vagas
Veja mais de 12 mil oportunidades para temporários

Estágio
Entidades médicas querem mudar lei para tornar carga horária máxima flexível; associações dizem que número de vagas diminuiu

Leu a edição? Mande um e-mail para empregos@uol.com.br ou deixe um comentário aqui.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 22h08

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Domingo (18/10), na Folha



Especial

Guia do MBA traz pesquisa Datafolha sobre os efeitos do curso no desempenho profissional e na valorização da carreira

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 22h06

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

MBA generalista ou especializado?

 
 

MBA generalista ou especializado?

Com a popularização dos cursos de MBA, o número de opções especializadas em múltiplas áreas, como marketing ou logística, é cada vez maior. A dúvida é se isso cria alternativas para o profissional interessado em melhorar sua formação.

Para Patrícia Molino, sócia da consultoria KPMG no Brasil, a formação deve alternar cursos generalistas com especializados —após o período de domínio técnico, deve-se começar a estudar a empresa e a gestão.

No vídeo abaixo, Molino dá outras dicas sobre o melhor momento para fazer um MBA e o que deve ser levado em consideração na hora de escolher uma escola. Ela comenta também os cursos com dedicação integral.

A entrevista é parte do caderno especial Guia do MBA, que será publicado pela Folha no próximo domingo (18/10).

O caderno trará uma pesquisa Datafolha sobre a satisfação com o curso, os resultados alcançados após as aulas e a percepção de profissionais da Grande São Paulo que fizeram MBA nos últimos três anos.

Escrito por Cristiane Capuchinho às 18h40

Comentários () | Enviar por e- mail | Gestão de carreira | PermalinkPermalink #

O que o MBA traz?

 
 

O que o MBA traz?

Na hora de planejar sua carreira e seu crescimento dentro da empresa, o MBA é um diferencial no currículo e no salário?

Para Jairo Okret, sócio-diretor sênior da consultoria Korn/Ferry International, o título em si não é mais um diferencial.  O importante, ressalta, é o que se constrói na carreira a partir do MBA: a questão não é só colocar o curso no currículo, mas incluir o aprendizado que ele trouxe.

No vídeo abaixo, Okret fala ainda sobre o recrutamento de empresas nas escolas cursos e dá conselhos sobre a apresentação da experiência no currículo.

Para saber mais sobre esses cursos, confira o especial Guia do MBA, que será publicado na Folha deste domingo (18/10).

Escrito por Cristiane Capuchinho às 16h46

Comentários () | Enviar por e- mail | Gestão de carreira | PermalinkPermalink #

MBA no exterior é uma boa ideia?

 
 

MBA no exterior é uma boa ideia?

Fazer um MBA no exterior tem benefícios certos. No entanto, na hora de o profissional decidir sair do país, pesa a preocupação em abandonar o mercado de trabalho brasileiro por um ou dois anos. E o risco de voltar sem um emprego?

Para o sócio da consultoria Korn/Ferry International Jairo Okret, a viagem não só vale a pena como faz diferença na carreira.

“Temos visto que esse tipo de decisão fez diferença na carreira a longo prazo”, afirma Okret. O diferencial pode não vir no momento da volta, acrescenta, mas, após cinco ou dez anos, esses profissionais estão em posições de destaque.

Os cursos feitos no exterior são valorizados pela dedicação exigida nas instituições de ensino e pela experiência internacional, além de pela boa preparação em gestão de empresas. “Os MBAs feitos nas melhores escolas do exterior são em tempo integral, o que indica que houve comprometimento do profissional”, destaca Juliano Ballarotti, gerente de engenharia e manufatura da consultoria Michael Page.

A rede de contatos adquirida no exterior também é valorizada —e pode ser um caminho para vagas em multinacionais. “As chances de receber ofertas para ficar no exterior são altas”, aponta Ballarotti. “E não necessariamente são para ficar no país onde o aluno fez o curso.”
 
Mas os consultores lembram que um curso desse quilate é para quem já tem experiência em cargos de gestão e quer fazer uma ruptura em sua carreira, seja para mudar de empresa, de área ou de salário. Para quem está nos níveis mais altos do organograma, Ricardo Bevilacqua, diretor para a Flórida e a América Latina da Robert Half, opina: “No Brasil, não temos cinco escolas que as empresas realmente levem em consideração”.

Se você está planejando o próximo passo da sua carreira, não perca o especial Guia do MBA, que será publicado na Folha do próximo domingo (18/10).

Escrito por Cristiane Capuchinho às 18h29

Comentários () | Enviar por e- mail | Gestão de carreira | PermalinkPermalink #

300 vagas para curso gratuito de recolocação

 
 

300 vagas para curso gratuito de recolocação

A Secretaria Municipal do Trabalho abriu 300 vagas para o curso de recolocação no mercado que faz parte programa “Time do Emprego”. As aulas e o material didático são gratuitos.

Os encontros serão semanais, às quintas-feiras, e terão três horas de duração. O curso começa no dia 22 de outubro. Ele irá durar três meses e abordará temas como desenvolvimento e reconhecimento de competências e potencialidades, mercados promissores, técnicas para facilitar a procura de emprego, planejamento financeiro e trabalho por conta própria.

O público-alvo do programa são desempregados por longos períodos e jovens com mais de 16 anos de idade em busca do primeiro emprego, além de trabalhadores com baixa escolaridade e idade acima de 40 anos. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por e-mail (timedoempregosmtrab@prefeitura.sp.gov.br) ou pessoalmente nas unidades do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho), até o preenchimento de todas as vagas.
 
 
Unidades do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho)
 
- Zona sul (Interlagos)
Av. Interlagos, 6.122
 
- Zona leste (Itaquera)
Rua Gregório Ramalho, 12
 
- CAT Avançado - zona sul (Jabaquara)
Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314
 
- Zona oeste (Lapa)
Rua Monteiro de Melo, 342
 
- Zona norte (Santana)
Rua Voluntários da Pátria, 1.553
 
- Centro (Luz)
Av. Prestes Maia, 913

Escrito por Sílvia Haidar às 17h24

Comentários () | Enviar por e- mail | Gestão de carreira | PermalinkPermalink #

Últimas vagas para debate sobre liderança e gestão do conhecimento

Ainda há vagas para o Fórum de Debates da consultoria FranklinCovey. O evento, que acontece em São Paulo amanhã, das 9h às 13h, irá focar as implicações de liderar pessoas na era da gestão do conhecimento.

Estarão presentes o presidente da FranklinCovey Brasil, Paulo Kretly; o presidente das Casas Bahia, Michael Klein; o diretor-superintendente do Laboratório Fleury, Ewaldo Russo; e o superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella, além de outros executivos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos telefones 0/xx/11/5105-4403 e 0/xx/11/5105-4414 ou pelo e-mail info@franklincovey.com.br. O debate irá acontecer na sede da FranklinCovey Brasil, na rua Flórida, 1.568, Brooklin.

Escrito por Mariana Iwakura às 15h33

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog Carreiras O blog Carreiras é uma extensão da cobertura publicada semanalmente no caderno Empregos&Carreiras. É produzido pelos jornalistas Bruna Borges, Cássio Aoqui, Jordana Viotto, Marcos de Vasconcellos e Raquel Bocato.
RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.