Carreiras

O mundo do trabalho

 

Governo premiará alunos de cursos técnicos que tenham projetos de empreendedorismo social

Estão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições para o Prêmio Técnico Empreendedor. A iniciativa visa estimular, reconhecer, premiar e divulgar as atividades de empreendedorismo e cooperativismo desenvolvidas pelos alunos dos cursos das instituições públicas de educação profissional e tecnológica.

As práticas devem ser apresentadas em um projeto, sob a orientação de um professor, e podem se transformar em "negócio" executável --desde que comprovadamente contribuam com o processo de desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades. Os alunos concorrem a prêmios de até R$ 10 mil.

Temas

Livre: projetos com ações voltadas para o desenvolvimento socioeconômico local.

Inclusão social: projetos voltados para pessoas, grupos ou comunidades específicas, arranjos produtivos locais ou minorias, objetivando sua inserção social, profissional ou econômica, gerando trabalho ou renda.

Cooperativismo: projetos inovadores que proporcionem sua viabilização por meio de cooperativas, ou que atendam suas reais necessidades, e que visem a organização, a gestão, a expansão e o fortalecimento de cooperativas já existentes e do cooperativismo geral.

O Prêmio Técnico Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Mais informações no site do Sebrae.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 17h42

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Nike Store recruta 12 em Campinas

A Nike Store recruta interessados em trabalhar na nova unidade do shopping Parque D. Pedro, em Campinas. São 12 vagas para vendedor, operador de caixa e assistente de estoque.

É preciso ter mais de 18 anos, ensino médio completo e disponibilidade para trabalhar das 9h às 17h e das 14h30 às 22h30, inclusive aos finais de semana. Não é necessário ter experiência.

A empresa oferece benefícios como assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, uniforme e programa de participação nos resultados pago semestralmente. Os salários não foram divulgados. 

Interessados devem enviar currículo até o dia 30 de agosto para o e-mail cv.expansao4@gruposbf.com.br. Toda a comunicação, inclusive convite para processo seletivo, será feita por e-mail.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 17h28

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Inscrições abertas para Prêmio Mobilefest de Aplicativos para Celular

Desenvolvedores de aplicativos para celulares podem se inscrever para o I Prêmio Mobilefest de Aplicativos para Celular, do Mobilefest 2010 até o dia 30 de agosto.

Os interessados, que podem ser pessoa física ou jurídica, devem se cadastrar no site www.premiomobilefest.com.br, em uma das quatro categorias:

(a) cultura, arte, entretenimento e redes sociais
(b) ambiente, ecologia e sustentabilidade
(c) educação, saúde e esportes
(d) terceiro setor, democracia, cidadania, paz e serviços públicos

Os ganhadores vão receber da Claro um contrato de seis meses de exclusividade para comercializar seus aplicativos por meio do Portal Claro Ideias.

O primeiro lugar vai viajar ao Canadá com todas as despesas pagas para participar do programa de intercâmbio Mobilefest Mobile ICT/Digital Media R&D Exchange, de desenvolvimento de aplicativos móveis, no Mobile Experience Innovation Centre do Ontario College of Art & Design (OCAD). Serão quatro dias de laboratórios e workshops com pesquisadores e empresários canadenses.

O Festival Mobilefest tem como objetivo criar uma rede colaborativa e permanente de conteúdo entre empresas, consumidores, pesquisadores e estudantes.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 16h41

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500 vagas de operador de telemarketing em SP

A TMKT seleciona profissionais para atuar em call center em Poá, São Paulo.

É necessário ter pelo menos 18 anos, ensino médio completo ou estar cursando o terceiro ano do ensino médio e noções de informática básica.

A empresa oferece salário fixo mais a comissão por venda,  auxilio médico e odontológico, vale-transporte, vale-refeição e convênio com faculdades para descontos (até 50%).

Para participar do processo seletivo, os interessados deverão entrar em contato pelo telefone 0/xx/11/3376-8696 ou comparecer diretamente até o dia 20 de agosto na avenida Brasil, 1.230, às 8h30.

 

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 16h03

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Hays busca executivos para liderar unidade no Brasil

A consultoria de recrutamento de média e alta gerência Hays seleciona executivos para a vaga de líder da unidade de negócios Hays Executive no Brasil.

O profissional selecionado será responsável pelo desenvolvimento da unidade e apoiará os consultores no planejamento, execução e conclusão dos projetos de recrutamento e seleção de profissionais seniores.

A empresa está em busca de candidatos com mais de sete anos de experiência no mercado de recrutamento de executivos, com resultados comprovados em desenvolvimento de negócios e gestão de pessoas. A capacidade de gerenciar uma carga de trabalho exigente e de identificar as prioridades do negócio são competências-chave para essa função, além da fluência em inglês.

Também estão abertas em São Paulo vagas para consultor de recrutamento para as seguintes áreas de expertise: engenharia, vendas e marketing, contabilidade e finanças, de taxas, logística, farmacêutica e de bancos.

A Hays Executive é direcionada para cargos de alta gerência e diretoria e permite aos consultores trabalhar com os mercados nacional e internacional, identificando oportunidades de colaboração.

Os currículos devem ser encaminhados aos cuidados de Denise Rendtorff (denise.rendtorff @ hays.com.br).

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 13h51

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Projetos proibem discriminação de funcionários inadimplentes e dependentes de álcool

Dois projetos que estão em tramitação têm como objetivo combater o preconceito contra funcionários ou candidatos.

O primeiro proíbe empresas de discriminar trabalhadores que se candidatam a vagas com base em consultas a cadastros de inadimplência. De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto de lei do Senado 465/09 também considera crime o uso de informações de banco de dados ou cadastro de inadimplentes para fins de admissão ou rescisão de contrato de trabalho.

O PLS foi aprovado pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais do Senado) e encaminhado à Câmara dos Deputados.

A comissão também aprovou o PLS 48/10, que visa alterar a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos da União (RJU) e o Plano de Benefícios da Previdência Social para que alcoolismo passe a ser considerado doença e o trabalhador dependente de bebida alcoólica tenha direito à proteção do Estado.

Dessa forma, o alcoolismo não poderá mais figurar como justificativa para demissão - a menos que, depois de diagnosticado com o problema, ele não concorde com a realização de tratamento.

As notícias são da Agência Senado.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 15h20

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ONG busca coordenador administrativo

A Associação Gastromotiva, liderada pelo chef David Hertz, vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2009, seleciona um profissional para o cargo de coordenador administrativo.

O profissional será responsável pela coordenação dos processos administrativos internos, incluindo o gerenciamento de contas a pagar, contas a receber, controle de custos e efetuação de compras com fornecedores. A vaga é para contratação, com remuneração a combinar e benefícios como vale-transporte, refeição no local e assistência médica.

É preciso ter graduação em administração, ciências contábeis ou outras áreas relacionadas e minímo de três anos de experiência na área de gestão administrativo-financeira ou contábil. Experiências na área de eventos ou bufês serão valorizadas.

Interessados devem encaminhar currículo até o dia 15 de agosto para o e-mail talentos@gastromotiva.org, com o assunto "Coordenador Administrativo".

A ONG capacita jovens em curso profissionalizante em gastronomia para ingresso no mercado de trabalho, gera renda por meio de um bufê-escola e dá suporte ao desenvolvimento de negócios sociais em comunidades carentes.

Mais informações: www.gastromotiva.org

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 14h11

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Cartas prontas de demissão causam burburinho no mercado publicitário

Um grupo de publicitários da agência alemã Jung von Matt criou o "calendário de demissão" e o enviou a profissionais da concrrência que a empresa gostaria de ter na sua equipe. Trata-se de um calendário destacável em A4 em que cada dia do ano corresponde a um modelo de carta de demissão, sempre com o mote da criatividade. Um deles é a simulação de uma lista de músicas no iTunes (abaixo, com tradução na sequência).

O trabalho ganhou Leão de Ouro na categoria design neste ano em Cannes.

Via BlueBus.


I woke up today (Acordei hoje)
I found out (Descobri)
I can't stay (Não posso ficar)
Funny how (Engraçado como)
A new life is coming (uma nova vida surge)
I gotta feeling (Tenho a sensação)
The things you say (as coisas que você diz)
Don't change (não mudam)
My (minhas)
Intentions (intenções)
I am leaving (Estou indo embora)

No site do Cannes Lions tem a versão completa. Abaixo, o documento enviado pelo grupo como briefing da peça.

Explicação breve:
O maior desafio para nossos representantes de recursos humanos é constantemente estar em contato com os candidatos sem perturbá-los. Então seria crucial apresentar uma ideia para falar com eles de uma maneira divertida sem perder o objetivo de fazê-los pedir demissão de seus trabalhos atuais e se juntarem à Jung von Matt.

Descrição do briefing do cliente:
Fomos brifados para apresentar uma ideia eficiente e nova de ferramenta de recrutamento para a agência encontrar as cabeças mais criativas do mercado.

Descrição de como você chegou ao desenho final:
Demos aos candidatos um calendário destacável no tamanho A4 que continha cartas prontas de demissão - uma para cada dia do ano. São 365 cartas divertidas que só precisariam ser destacadas, assinadas e entregues ao RH. Incluimos as razões mais absurdas para pedir demissão, tiramos sarro da indústria de publicidade e usamos elementos do cotidiano dos criativos. Dessa maneira, lembramos aos nossos candidatos desejados quão inspirador é trabalhar na Jung vob Matt. E transformamos o ato de pedir demissão em algo mais fácil do que nunca.

Indicação de quão bem-sucedida a ação foi no mercado:
O primeiro calendário de demissão causou burburinho no mercado publicitário alemão. Nossos representantes de RH usaram o calendário em diversas entrevistas como um presente especial. Ele foi recebido com surpresa pelos criativos e muitos deles, de níveis sênior e júnior, finalmente vieram trabalhar na Jung von Matt.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 21h16

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Harvard divulga processo seletivo no Brasil

Jim Pautz, representante do escritório de admissões e apoio financeiro da Harvard College, estará no Brasil de 10 a 16 de agosto para divulgar o processo de admissão, os detalhes sobre cursos de graduação e a vida em Harvard, nos EUA.

Pautz também responderá a perguntas sobre a preparação prévia para a aplicação, atividades extracurriculares e seleção em geral.

O programa tem o objetivo de ajudar estudantes interessados em estudar nos EUA, focando o processo de seleção e o sistema de bolsas e o apoio financeiro em de Harvard College.

Segundo os organizadores do encontro, a falta de recursos financeiros não é impedimento para admissão na graduação em Harvard.

O evento é gratuito e aberto ao público.

São Paulo
10/8, 19h
Fundação de Rotarianos de São Paulo
av. Higienópolis, 996, 3º andar

Rio de Janeiro
12/8, 18h
Ibeu de Copacabana
av. Nossa Senhora de Copacabana, 690, 2º andar

Curitiba
16/8, 19h30
Auditório da FAE
Centro Universitário, 7º andar

Mais informações em www.educationusa.org.br

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 19h55

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Curso de qualificação para trabalhadores com mais de 30 anos

A prefeitura de São Paulo vai qualificar profissionais a partir de 30 anos nas funções de operador de telemarketing, auxiliar de escritório, atendente de lanchonete e vendedor. Podem participar desempregados e residentes do município de São Paulo. Para as funções de telemarketing e auxiliar de escritório, é preciso estar estudando ou ter concluído o ensino médio. Os cursos são compostos de 200 horas e as aulas acontecem nos períodos manhã e tarde, de segunda a sexta com quatro horas diárias, ou de noite, de segunda a sexta e sábado, com cinco horas diárias. Além disso, os estudantes recebem auxílio-transporte, lanche e material didático. O cursos são iniciativa do Planteq (Plano Territorial de Qualificação).

As inscrições acontecem dentro dos CATs e nas unidades móveis até dia 20 de agosto. Os formados que se destacarem deverão ser contratados pelas empresas do setor.


ENDEREÇOS DOS CATs:

ZONA CENTRAL

- CAT Luz
av. Prestes Maia, 913 / 919
das h7 às 18h (segunda a sexta), das 7h às 13h (sábado)


ZONA LESTE

- CAT Itaquera
rua Gregório Ramalho, 12
das 7h às 18h (segunda a sexta), das 7h às 13h (sábado)

 
- CAT Itaim Paulista
av. Marechal Tito, 3.012
das 8h às 17h (segunda a sexta), das 7h às 13h (sábado)
Intermediação de Mão de Obra / Seguro-Desemprego

 
ZONA NORTE

- CAT Santana
rua Voluntários da Pátria, 1.553
das 7h às 18h (segunda a sexta), das 7h às 13h (sábado)

 
- CAT Casa Verde
av. Ordem e Progresso, 1.001
das 8h às 17h (segunda a sexta), das 7h às 13h (sábado)

 

ZONA OESTE

- CAT Lapa I
rua Monteiro de Melo, 342
das 7h às 18h (segunda a aexta), das 7h às 13h (sábado)

 
ZONA SUL

- CAT Interlagos
av. Interlagos, 6.122
das 7h às 18h (segunda a sexta), das 7h às 13h (sábado)

- CAT Jabaquara
av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2.314
das 8h às 17h (segunda a sexta), das 7h às 13h (sábado)

 
Endereços dos CATs Móvel na semana do dia 9 ao dia 13/8


- Butantã
rua Ulpiano da Costa Manso,201 - Jd. Peri-Peri
Subprefeitura do Butantã
das 8h às 17h (segunda a sexta)

 
- Cidade Ademar
Casa de Cultura e Cidadania (Antigo Circo)
rua Joaquim Forzano, 50 - Vila Guacuri
das 8h às 17h (segunda a sexta)

 
- Ipiranga
Mercado Municipal José Gomes de Moraes Neto
rua Silva Bueno, 2.109
das 8h às 17h (segunda a sexta)

 
Subprefeituras:

- Penha

rua Candapuí, 492

 
- Santo Amaro

praça Floriano Peixoto, 54

 

- São Miguel

rua Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76

 

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 17h58

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Como deve ser um perfil no LinkedIn

Veja a análise para dois perfis no LinkedIn, realizada por uma executiva do próprio site de "networking" profissional.

PROFISSIONAIS AVALIADOS

Amauri José Junqueira, diretor da Brazilian Business Consultants

Raio-x: Junqueira é executivo da área financeira com longa experiência no setor de saúde

Perfil no LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/ajjunqueira


Natalia Aisengart Santos, coordenadora-executiva do programa Rede Jovem - Solidaritas  

Raio-x: Santos é empreendedora social com trabalho focado em engajamento de jovens de baixa renda

Perfil no LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/santosnatalia


ANÁLISE DOS PERFIS NO LINKEDIN FEITA POR 

Krista Canfield, gerente sênior de relações públicas do site LinkedIn


PONTOS POSITIVOS

- Tanto o Junqueira quanto Santos fizeram um bom trabalho na construção de suas redes. Ter pelo menos 25 contatos confiáveis ajuda na hora de encontrar conexões em comum entre você e as empresas nas quais você quer trabalhar ou com as quais deseja fazer negócios.

- Os dois também colocaram foto de rosto, que deixa mais fácil que as outras pessoas os reconheçam quando eles solicitam conexão com outros membros da rede

- Amauri tomou o cuidado de listar muitas posições que ocupou durante sua carreira. Os dois links incluidos na seção Websites dão uma ideia de seu cotidiano profissional. As cinco recomendações postadas no seu perfil ajudam outros membros a saberem como outros profissionais avaliam seu trabalho.

- Ao incluir uma apresentação em slide, ele pode compartilhar dados que outros profisionais podem achar interessantes ou valiosos.

- Santos incluiu três links para sites que permitem saber mais sobre a organização para a qual trabalha.

- O sumário de suas atividades descreve seu histórico e pelo que ela é apaixonada.


RESUMINDO 

Simplificando alguns dos elementos listados abaixo, os dois poderão elevar suas identidades profissionais on-line a outro nível


ANÁLISE DO PERFIL DE AMAURI JOSÉ JUNQUEIRA

  


Critérios para a rede

- O profissional se proclama um Lion (LinkedIn Open Networker), caracterizado por construir a maior rede de contatos possível e aceitar todos os pedidos de conexão. Isso vai contra a filosofia do site de somente se conectar a outros membros já conhecidos e de confiança. É preciso lembrar que a qualidade das conexões importa mais do que a quantidade

- Essa abertura também pode ser prejudicial à rede de Junqueira como um todo. Alguns contatos profissionais de alto nível que ele realmente conhece podem abster-se do contato com ele, uma vez que ficam com a impressão de que o consultor se conectará com qualquer pessoa

Erros

- No cabeçalho de seu perfil, existe o termo "relationship" (relacionamento). Provavemente é um erro, mas colegas, parceiros e empregadores prestam atenção a esses detalhes, por isso é importante corrigir esse e outros erros

Idiomas

- Seu perfil está escrito parte em português, parte em inglês. Uma solução é criar dois perfis, um em inglês e outros em português, desde que tenha fluência em ambos os idiomas

- A fluência nos dois idiomas facilitará os resultados de buscas quando recrutadores procurarem por profissionais com o perfil do executivo

- É fácil criar um perfil em mais de uma língua. Assim que se logar no site, clique em "profile" ou "perfil". Do lado direito da tela, verá o link "crie seu perfil em outra língua". Basta acessá-lo e seguir os passos que serão apresentados

Sites

- É excelente a iniciativa de incluir dois sites que reflitam sua identidade profissional, mas ambos estão listados com o título genérico "My Blog". Para personalizar o nome, clique em "profile" ou "perfil" ao se logar. Então entre em "edit" ou "editar", perto da seções "Websites" e "My Blog". Na página seguinte, haverá um menu perto de "Websites". Ao clicar ali, verá que é possível selecionar "other" ou "outro". Digite no espaço aberto o nome do blog ou do site e salve

- Essa personalização ajudará a otimizar o mecanismo de busca e facilitará a compreensão dos recrutadores acerca do conteúdo dos links informados

Perfil público de URL

- O consultor personalizou sua URL como "http://br.linkedin.com/in/ajjunqueira", o que é positivo pois ajudará a ficar no topo de resultados de pesquisas do Google quando alguém procurar seu nome. O problema é que a URL e seu nome declarado no perfil diferem. Caso seja chamado de Amauri José profissionalmente, sua URL deve ser mudada para http://br.linkedin.com/in/amaurijosejunqueira; se for conhecido como "AJ", deverá manter a URL e incluir esse acrônimo em seu perfil, em vez de Amauri José

Experiência profissional

- Há 14 cargos listados em seu perfil, mas nenhum com descrição do que realizou nesses postos. Uma das posições foi listada duas vezes (CFO da Amesp Saúde), é preciso apagar uma delas. Considere descrever as atuações e inserir palavras-chaves pelas quais deseja ser encontrado

- Inclua clientes relevantes com os quais trabalhou, se implementou alguma mudança inovadora nesses cargos, que desafios ajudou a superar, o tamanho das equipes que gerenciou etc. Isso aumentará suas chances de o perfil aparecer em uma busca por palavras-chave

Educação

- Faltou colocar que curso fez na USP e em qual nível (graduação ou pós)

- A segunda menção à USP refere-se ao MBA, mas não diz em que ano estudou, o que dificulta para ex-colegas encontrá-lo

 


 

ANÁLISE DO PERFIL DE NATALIA AISENGART SANTOS

 

Experiência profissional

- A profissional tem três cargos listados no perfil, mas só um com descrição. Vale a mesma dica conferida a Junqueira

Idiomas

- Como afirma falar três línguas com fluência, deveria criar um perfil para cada idioma (português, inglês e espanhol), o que facilitará os resultados das buscas de recrutadores

Recomendações

- É importante que a coordenadora tenha ao menos três recomendações em seu perfil _não há nenhuma atualente. Membros com recomendações têm o triplo de chances de receber ofertas relevantes por meio de buscas do LinkedIn, já que todas as conexões de quem a recomenda poderão ver a indicação

- Para obter uma recomendação, desça na seção "experiência" e clique em "solicitar recomendações"

Grupos

- A profissional é membro de apenas quatro grupos. É aconselhável juntar-se a outros sem fins lucrativos, assim poderá dividir conhecimentos nesse campo. Já que também é empreendedora, uma dica é aderir a grupos relacionados a negócios de pequeno porte, a fim de trocar ideias e dicas que a ajudarão a fazer o empreendimento crescer

- Há 13 aplicativos que os membros do LinkedIn podem escolher para melhor detalhar seus perfis. Para ver quais são mais úteis, clique em "mais" ou "more" perto do topo da página depois de se logar e selecione "diretório de aplicativos" ("application directory")

Aplicativos

- Considere acrescentar aplicativos ao perfil. Por exemplo, instale o SlideShare para anexar apresentações em slides que ajudem as pessoas a entender melhor sua empresa

 

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 14h32

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Blog Carreiras O blog Carreiras é uma extensão da cobertura publicada semanalmente no caderno Empregos&Carreiras. É produzido pelos jornalistas Bruna Borges, Cássio Aoqui, Jordana Viotto, Marcos de Vasconcellos e Raquel Bocato.
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