Carreiras

O mundo do trabalho

 

Como o próprio LinkedIn recomenda seu uso

O vice-presidente de operações internacionais do LinkedIn, Arvind Rajan, conversou com o Blog Carreiras nesta semana e deu uma lista de dicas para empresas e funcionários que queiram usar o site da melhor forma.

Segundo ele, o LinkedIn teve um crescimento expressivo no Brasil desde que lançou sua versão em português, em abril deste ano. À época, existia cerca de um milhão de usuários, hoje, quatro meses depois, o número de brasileiros conectados ao site foi duplicado, chegando a dois milhões.

As dicas parecem simples, mas, na avaliação de Rajan, são essenciais:

- Faça um perfil completo, não deixe faltando nenhuma informação. Neste perfil, coloque textos que contenham as palavras-chave para que outras pessoas e empresas o encontrem em uma busca. Deixe claras as suas especializações e o setor em que trabalha.

- Conecte-se com o maior número de pessoas e empresas que conseguir. Assim será mais fácil para você encontrar o que procura e, principalmente, ser encontrado. Conecte-se aos colegas de trabalho, à empresa e, se possível, aos concorrentes.

- Tente conseguir o máximo de recomendações possível. As recomendações, diz Rajan, são uma propaganda viral sobre seus serviços.

- Participe ativamente de grupos e fóruns de discussão. Muitas vezes os empregadores procuram por alguém que já tenha apontado boas soluções na rede.

- Nunca coloque mensagens pedindo para ser contratado, se oferecendo como um produto ou uma solução. Segundo Rajan, isso tem o efeito reverso.

 

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 14h17

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Portal com dicas para buscar o primeiro emprego está no ar

A Johnson & Jonhson e a ONG Cidade Escola Aprendiz firmaram uma parceria para criar o portal Essencial Pra Chegar Lá, que tem como objetivo fornecer informações sobre educação, trabalho, saúde e ambiente para pessoas entre 18 e 30 anos.

No portal, dá para elaborar currículos, cartões de visita, ter dicas para uma entrevista de emprego, encontrar cursos, fazer inscrições para concursos públicos e obter informações sobre bolsas de estudo.

No ícone "Quem chegou lá", o internauta assiste a vídeos com histórias de jovens que já estão no mercado de trabalho.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 21h55

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Teste sua capacidade de observação

Quer saber a quantas anda sua habilidade como observador(a)? Assista ao vídeo a seguir e conte quantos passes a equipe de branco dá. (Não leia o restante do post antes de cumprir esta tarefa).

 

(Continua abaixo)

>>> 

>>>

>>>


A resposta certa é: 16 passes. Mas na verdade, o vídeo guarda elementos inusitados, como o gorila que passa no meio dos grupos, a cortina que muda de cor e uma das pessoas do time preto que sai.

Se você não viu nada disso, não se preocupe. Metade das pessoas que fazem o teste estão na mesma situação. (Se você viu tudo isso e não acredita que há gente que possa perder até mesmo o gorila, tire a prova e mande para seus amigos.)

Elaborado pelos psicólogos Daniel Simons e Christopher Chabris, o experimento é uma versão de outro, de 1999, dos mesmos psicólogos. Mas neste primeiro, o único elemento surpresa era o gorila. (Veja no fim do post o original.)

A conclusão de Simons e Chabris é de que algumas pessoas ficam tão focadas em alguma coisa que se tornam cegas ao inesperado, mesmo quando este está ali, bem no seu nariz.

"Apesar de as pessoas tentarem racionalizar o motivo pelo qual não viram o gorila, é difícil explicar sem pensar na possibilidade de sermos muito menos conscientes do mundo do que achamos", comentou Simons ao site LiveScience.

O primeiro vídeo se tornou tão famoso que muita gente já espera o gorila. Por isso os psicólogos quiseram fazer uma nova versão, utilizando o elemento surpresa anterior, mas incluindo outros dois - a cortina e a saída de um dos membros.

E mesmo entre aqueles que já haviam observado o gorila na primeira vez em que viram o original pode haver quem perca os novos detalhes.

"Saber sobre o gorila invisível pode aumentar as chances de notar os outros eventos inesperados. Ao mesmo tempo, a consciência sobre o gorila pode levá-los a procurar apenas o gorila e perder os outros detalhes", afirma o cientista.

Dos 41 voluntários que haviam visto ou ouvido sobre o primeiro, pouco menos da metade perdeu o gorila neste novo. Apenas 17% dos que conheciam  o vídeo notaram um ou dois dos outros eventos. Em comparação, 29% dos que nunca haviam ouvido falar do vídeo conseguiram perceber os eventos inesperados.

De acordo com o pesquisador, o novo experimento mostra que mesmo que as pessoas saibam que estão fazendo uma tarefa em que o inesperado pode acontecer, isso não as ajuda a notá-lo.

O teste é utilizado em atividades corporativas para ilustrar a importância de ampliar o campo de visão sobre o nosso trabalho. O famoso "pensar fora da caixa".

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 21h48

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Módulo internacional

Quando entram como trainees na Bosch, os jovens profissionais já têm em mente que um dos módulos será conduzido em outro país. Essa é a estratégia de algumas multis e transnacionais para promover a troca de experiências e implementar melhorias em processos.

 

Graduada em administração de empresas, Heloísa Zanella, 25, foi avisada pelo gestor de que passaria uma temporada na Alemanha. Ha um mês (desde 16/7), mora e trabalha em Leinfelden, matriz da companhia.

 

Logo no começo, identificou particularidades em processos e tem se empenhado em mapear que melhorias podem ser trazidas para a empresa no Brasil. "Ha uma boa padronização, mas tenho conseguido identificar pontos que podem ser aprimorados", destaca Zanella.

 

"O modulo internacional e importante [para a escolha do programa]; a vivência no exterior e sempre rica", garante a trainee.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 14h51

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Trainee ensina preparação para seleção

Antes de participar da seleção da C&A, a hoje trainee Mariana Amaral, 25, fez uma análise aprofundada de si própria. A ideia, diz ela, é que pudesse aproveitar dinâmica e painel de negócios não para camuflar os pontos fracos, mas para fortalecer seus diferenciais.

Mapeou conhecimento do produto de moda, pois trabalhava na área de design. Elencou ainda dinamismo e capacidade de realização. "Tinha que fazer uma preparação, identificando as ameaças e as oportunidades", destaca a profissional.

Segundo ela, o intuito não era o de expor seus diferenciais a todo o momento. "Mas, quando o profissional encontra uma situação [em que pode explorá-las], isso fica mais claro", ressalta.

Foi aprovada na última seleção da companhia e, há cinco meses, é trainee da companhia. "Quero assumir a gerência de compras", planeja.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 21h10

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Dupla oportunidade

Em instituições como o Citi, a inscrição no programa de trainee não garante a vaga, mas pode ser uma porta para outras oportunidades. No ano passado, durante a seleção de candidatos, dez jovens foram selecionados para postos na corporação, explica a gerente de seleção da empresa, Andrea Aikawa.

Neste ano, a situação pode se repetir, garante a gestora. "O nível dos candidatos é muito bom. Um dos dez que contratamos como funcionário havia passado na seleção de treinee de uma outra empresa, mas preferiu ficar aqui", garante.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 21h10

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Vagas de estágio e trainee

Trainee

Empresa: Dow
Vagas: não divulgadas
Pré-requisito: conclusão da graduação entre julho de 2008 e dezembro de 2010 em cursos como administração, ciências contábeis, economia e engenharia
Remuneração: a partir de R$ 4.000
Benefícios: previdência privada, assistência médica e odontológica, reembolso de medicamentos, seguro de vida, alimentação e estacionamento
Inscrições: www.ciadetalentos.jobs/dow, até 14/9

Empresa: Johnson & Johnson
Vagas: 25
Pré-requisito: conclusão do curso superior entre dezembro de 2008 e de 2010
Remuneração: não divulgada
Benefícios: assistência médica e odontológica, estacionamento, academia de ginástica, seguro de vida e de acidentes pessoais e bônus anual
Inscrições: www.ciadetalentos.com.br/jnj, até 8/9

Empresa: Louis Dreyfus Commodities
Vagas: não divulgadas
Pré-requisito: conclusão da graduação entre dezembro de 2008 e de 2010 em cursos como em administração, agronomia, ciências contábeis, economia, química e engenharias mecânica, química, elétrica e agronômica
Remuneração: não divulgada
Benefícios: não divulgados
Inscrições: www.ldcommodities.com.br, até a primeira quinzena de setembro

Empresa: Magnesita
Vagas: não divulgadas 
Pré-requisito: conclusão da graduação entre maio de 2008 e dezembro de 2010 em administração, economia, comércio exterior, química, engenharia, estatística e sistemas de informação
Remuneração: não divulgada
Benefícios: não divulgados
Inscrições: www.ciadetalentos.com.br/magnesita, até 31/8

Empresa: Philip Morris Brasil
Vagas: não divulgadas
Pré-requisito: conclusão da graduação entre 2008 e 2010
Remuneração: não divulgada
Benefícios: assistência médica e odontológica, reembolso de 50% na compra de medicamentos, seguro de vida, plano de previdência privada e programa de participação nos resultados
Inscrições: www.dreves.com.br/pmbtrainees2011/index.html, até 17/9

Empresa: C&A
Vagas: não divulgadas
Pré-requisito: graduados no período de dezembro de 2007 à dezembro de 2010   nos seguintes cursos: Administração de Empresas, Administração Mercadológica, Comércio Exterior, Arquitetura, Comunicação, Economia, Engenharia, Marketing, Relações Internacionais e Moda.
Remuneração: não divulgada
Benefícios: planos de saúde e odontológico, refeição, estacionamento, cartão de desconto em compras nas lojas C&A. A empresa se responsabiliza pelas despesas dos trainees que permanecerão fora dos seus Estados durante o programa, como locomoção e passagens aéreas para os participantes viajarem para suas cidades de origem.

Inscrições: www.cea.com.br, até 9/9

 

Estágio

Empresa: Mills
Vagas: abertas em função da demanda
Pré-requisitos: estar entre o 5º e o 8º períodos dos cursos de engenharia (civil, produção, mecatrônica, mecânica, elétrica), administração, comunicação social, marketing, economia, ciências contábeis ou psicologia
Bolsa-auxílio: R$ 810 a R$ 1.650 (engenharia) e R$ 510 a R$ 850 (técnico)
Benefícios: vale-transporte, vale-alimentação, plano de saúde e seguro de vida
Inscrições: www.vagas.com.br/mills (ao longo do ano)

 

 

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 21h09

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog Carreiras O blog Carreiras é uma extensão da cobertura publicada semanalmente no caderno Empregos&Carreiras. É produzido pelos jornalistas Bruna Borges, Cássio Aoqui, Jordana Viotto, Marcos de Vasconcellos e Raquel Bocato.
RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.