Carreiras

O mundo do trabalho

 

Maneiras inusitadas de pedir demissão

No caderno Carreira & Empregos desse domingo, 29 de agosto, mostramos que pedir demissão é uma dificuldade para os profissionais, principalmente aqueles que gostam de seus trabalhos.

O assunto surgiu a partir do jeito inusitado de um comissário da norte-americana JetBlue pedir demissão - acionando o escorregador de emergência de uma aeronave - e da pegadinha do blog The Chive que mostrava uma moça que teria pedido demissão por e-mail.

Durante a apuração, nos deparamos com alguns vídeos de demissões inusitadas - alguns são verdadeiros, outros não.

Não sugerimos que ninguém faça isso, afinal, pedir demissão é um assunto sério. Mas decidimos postar os vídeos aqui para diversão dos internautas.

 



Escrito por Equipe do blog Carreiras às 23h09

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Livro "A Vaga É Sua" traz dicas para quem quer trabalhar como jornalista

A obra das jornalistas Ana Estela de Sousa Pinto e Cristina Moreno de Castro traz sugestões para escolha da faculdade, redação do currículo, informações sobre estágios e programas de treinamento, indicações sobre como organizar o trabalho de freelancer e dicas de preparação para os processos seletivos dos grandes veículos.

"A Vaga É Sua" tem ainda depoimentos de profissionais que contam como começaram e construíram suas carreiras. Entre eles, estão Boris Casoy, Juca Kfouri, Marcelo Tas, José Hamilton Ribeiro, Mílton Jung, Eliane Cantanhêde, Xico Sá e Laurentino Gomes.

Ana Estela de Sousa Pinto é referência ao se falar em primeiros passos na carreira de jornalista. Agrônoma, ela entrou na Folha depois de cursar o primeiro programa de treinamento do jornal, em 1988. Desde 1997 é responsável por coordená-los. Também é autora de "Jornalismo Diário: Reflexões, Recomendações, Dicas e Exercícios" (Publifolha).

Cristina Moreno de Castro participou da 45ª turma do Treinamento da Folha, em 2008. Trabalhou na Agência Folha e na editoria de Treinamento, onde colaborou com o blog Novo em Folha. Hoje atua no caderno Cotidiano, na Folha de S.Paulo.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 18h33

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Programas de intercâmbio na França com inscrições abertas

Os programas Brafitec (Brasil-France-Ingénieur-Technologie) e Brafagri (Brasil-França-Agricultura) estão com inscrições abertas a candidatos interessados em intercâmbio de estudos.

As datas-limites de candidatura são, respectivamente, 8 e 15 de outubro.

Informações e inscrições em no site do CampusFrance Brasil.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 00h41

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Banco Santander prorroga prazo de inscrições para Prêmios Santander Universidades

Os interessados têm até 15/9 para se inscrever pelo site Santander Universidades. O concurso distribuirá R$ 1 milhão em prêmios. Os quatro melhores projetos dos Prêmios de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação serão indicados a concorrer ao Prêmio Ibero-Americano de Inovação e Empreendedorismo.

A premiação incluirá finalistas de Argentina, Peru, Colômbia, Chile e Espanha.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 00h32

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

GVT contrata 500 até o fim do ano

A operadora de telefonia fixa e banda larga GVT recruta interessados em participar de seu processo de seleção para 1.500 vagas de diversos setores e níveis gerenciais nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

De acordo com a empresa, 500 contratações ocorrerão até dezembro de 2010 e outras 1.000 até dezembro de 2011.  Inscrições e informações no site Trabalhe na GVT.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 00h29

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Google tem 17 vagas abertas no Brasil

O Google busca candidatos para 17 posições no Brasil - 15 em São Paulo e duas em Belo Horizonte.

As vagas são para gerente de produto para América Latina, gerente contábil técnico, estrategista para soluções de clientes da América Latina, entre outras.

Incrições devem ser feitas no site da empresa.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 00h23

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Dow Química abre inscrições para programa de trainee

Os requisitos são: conclusão da graduação entre julho de 2008 e dezembro de 2010 nas áreas de administração de empresas, ciências econômicas, ciências contábeis, engenharias (agronômica, elétrica, de materiais, de produção e química), marketing, química e cursos correlatos, conhecimentos de informática (pacote Office) e disponibilidade para viagens e mudança de cidade.

Os trainees atuarão nas áreas comercial, compras, finanças, manufatura, pesquisa & desenvolvimento, recursos humanos, serviços a clientes e cadeia de suprimento, nas cidades de Aratu e Camaçari (BA), Franco da Rocha, Guarujá, Jardinópolis e São Paulo (SP).

As inscrições ficam abertas até 14/9 no site www.ciadetalentos.jobs/dow

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 00h18

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Grupo Astra recebe inscrições para Programa de Trainees e Estagiários 2010

O fornecedor de produtos para o mercado de construção civil pretende recrutar jovens talentos para áreas como planejamento e controle de produção, comércio exterior, estudos de tempos e métodos, controle de qualidade, comercial, financeira e econômica.

Os trainees podem ter até dois anos de formação ou concluir o curso em 2010. Já os estagiários devem estar cursando a partir do primeiro ano do ensino superior.

A primeira etapa do processo pode ser feita pelo site www.astra-sa.com.br, no qual o candidato também realiza dois testes on-line.

O currículo também pode ser enviado para selecao@astra-sa.com.br. Nesse caso, o candidato participa do processo de seleção tradicional, com de testes presenciais.

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 20h30

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Redes sociais de olho no português

Um tópico aberto em um dos grupos de discussão da rede social LinkedIn chama a atenção dos usuários para o mau uso do inglês e do português - um indício de que não só os recrutadores estão de olho na boa escrita, mas também todos os participantes destas redes.

Por isso, é bom tomar cuidado com tudo o que se escreve, principalmente naquelas de caráter profissional, como o próprio LinkedIn. Por vezes - quando se trata do currículo on-line, por exemplo - vale à pena pedir uma revisão de um amigo que conheça mais o idioma em questão que você.

Entre os erros mencionados na discussão em questão, encontram-se os seguintes.

Em inglês:
"she have" ("ela tem" conjugado erradamente, o correto é "she has")
"his" (dele) utilizado no feminino no lugar de "dela".
"I is" ("eu sou" conjugado erradamente, o correto é "I am")

Em português:

"encino" ao invés de "ensino"
"marqueting" ou "marquetingue" no lugar de "marketing"
"profissinau" ao invés de "profissional"
"asseçor" no lugar de "assessor"

Escrito por Equipe do blog Carreiras às 20h24

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog Carreiras O blog Carreiras é uma extensão da cobertura publicada semanalmente no caderno Empregos&Carreiras. É produzido pelos jornalistas Bruna Borges, Cássio Aoqui, Jordana Viotto, Marcos de Vasconcellos e Raquel Bocato.
RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.