Carreiras

O mundo do trabalho

 

Ideias para vídeos de processos de trainee

No caderno Carreiras&Empregos deste domingo (2/4), mostramos que parte dos candidatos a programas de trainee desistem no meio do processo para a etapa de vídeo, quando a seleção exige.

 Fizemos uma busca na internet e mostramos aqui embaixo que com alguns recursos e um pouco de criatividade, é possível fazer um trabalho legal sem ter que falar em frente às câmeras - o que é um dos problemas, de acordo com a reportagem.

Ontem também mostramos a publicitária chilena que fez um site para tentar uma vaga na agência AlmapBBDO. Os vídeos que ela gravou (e que estão no site) são supersimples, simpáticos e mostram quem ela é e demonstram sua vontade de trabalhar na empresa sem "forçar a amizade".

GLOW Creative Internship Application from Peter Northcott on Vimeo.

This is Caitlin - A Bigstuf Internship Application from Boyd Hobbs on Vimeo.

Escrito por Jordana Viotto às 18h47

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Publicitária chilena faz site para obter vaga no Brasil

A publicitária chilena Andrea Olivares veio ao Brasil em 2010 e foi conhecer a agência AlmapBBDO, liderada por Marcello Serpa. A partir daí, colocou na cabeça que queria trabalhar na empresa. Fez aulas de português e calculou o tempo em que, na sua avaliação, estaria pronta para assumir o posto de redatora: maio de 2011.

Para não ser mais uma na lista de e-mails na caixa postal do publicitário, resolveu lançar o site "Serpa, me liga". A proposta é que ela poste um vídeo a cada semana sobre uma campanha que ela tenha criado para algum assunto interessante.

Uma delas, por exemplo, visa alertar as pessoas que põem bandeiras do país na janela sobre a forma correta de colocá-las para evitar que tomem multa. Outra tem como objetivo aumentar a capacidade do metrô de Santiago e o conforto das viagens estimulando as pessoas a emagrecer e, assim, ocupar menos espaço.

Bem-humorados e sem cair na linha pedante de outras iniciativas parecidas, os vídeos estão no site desenhado para a campanha.

A Folha entrou em contato com a agência para saber sobre a reação do publicitário em relação à campanha e foi informada de que ele está em contato com a candidata e, portanto, preferia não dar declarações por enquanto. A publicitária foi contatada pelo Twitter, mas não respondeu.

Escrito por Jordana Viotto às 16h05

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

OIT elogia estratégia brasileira de geração de empregos

A Organização Internacional do Trabalho publicou, na última semana, relatório denominado “Estudos sobre Crescimento com Equidade”, no qual elogia o Brasil pela estratégia para a manutenção e a recuperação de postos de empregos durante e após a crise econômica mundial.

 

“Entre os países emergentes do G20 e da União Européia, Argentina, Brasil, Indonésia e Turquia têm se saído relativamente bem em termos de queda no emprego e no PIB”, diz o estudo. Ele mostra também que o país teve a menor perda percentual de postos entre os países da América Latina (0,7%).

 

O documento aponta, contudo, o problema do desemprego juvenil. Entre aqueles que perderam seus cargos em 2008 e 2009, os jovens (com idade entre 15 e 24 anos) foram os que tiveram maior dificuldade de se reinserir no mercado. “Embora o emprego entre adultos tenha se recuperado entre o segundo semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2010, o emprego para trabalhadores de 15 a 24 anos voltou a cair no início de 2010 e ainda não retornou aos patamares pré-crise.”

 

A  OIT elogia o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo Lula pela sua capacidade de gerar empregos no país e a criação de cargos públicos, afirmando que “o número de empregos federais cresceu mais de 10%, e o setor beneficiou-se de aumentos salariais importantes”.

 

Mas nem todas as análises são voltadas para o setor público. No documento, foram criticadas as empresas privadas, que demitiram milhares de funcionários no período da crise. “Como a crise teve uma curta duração, as empresas poderiam ter sido mais bem-sucedidas caso tivessem tomado medidas para limitar as demissões. A perda de empregos pode ter repercussões significativas e persistentes na moral e na produtividade quando – e se – há uma recontratação.”

 

 

 

 

 

Clique aqui para ler o estudo na íntegra.

 

Escrito por Marcos de Vasconcellos às 20h56

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Bolsas de estudo na Alemanha

Estão abertas as inscrições para bolsas de estudo na Alemanha. O Daad, de intercâmbio acadêmico e científico, seleciona bolsistas para 43 cursos do Programa de Pós-Graduação em Temas com Relevância para Países em Desenvolvimento.

Nesta edição, estão contempladas as áreas de gestão e política econômica, planejamento regional, engenharia, ciências agrícolas, florestais e ambientais, matemática, saúde, ciências sociais, educação, direito e mídia.

As inscrições vão até 31/7. Mais informações em http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm.

Escrito por Raquel Bocato às 14h31

Comentários () | Enviar por e- mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog Carreiras O blog Carreiras é uma extensão da cobertura publicada semanalmente no caderno Empregos&Carreiras. É produzido pelos jornalistas Bruna Borges, Cássio Aoqui, Jordana Viotto, Marcos de Vasconcellos e Raquel Bocato.
RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.